Caiado sem caiadismo: senador é hoje o político menos oligárquico de Goiás, evoluiu e transformou-se em uma marca de renovação, coerência e desenvolvimentismo
Uma crítica fácil que sempre foi lançada contra o senador Ronaldo Caiado é a de que ele vem uma família mais do que centenária na política de Goiás.
Caiado seria parte de uma oligarquia – termo pejorativo que aponta o controle do poder por um pequeno grupo de amigos e familiares, coisa muito comum no Brasil da República Velha, que ainda resiste nos dias de hoje.
Ocorre que não há acusação mais injusta a Caiado. Se a sua família no passado criou e manteve uma oligarquia, hoje o senador nada tem de oligárquico. Ao contrário dos seus adversários e de outras estrelas que pululam na história recente do Estado, Caiado é o hoje menos oligárquico dos políticos goianos.
Confira o depoimento de uma autoridade em coronelismo em Goiás, o cientista político da UFG Pedro Célio Alves Borges: “Tudo aquilo que colocou a política em descrédito, nesses últimos anos, nada disso atingiu Ronaldo Caiado. E aquilo que era colocado como negativo para ele, como a personalidade autoritária, o vínculo familiar coronelista, o atraso oligárquico, a ligação com coisas rurais e não modernas, tudo isso foi invertido e substituído por características agradáveis ao eleitor. Hoje, Caiado é positivo, firme, coerente, não esconde suas posições e tem qualidades pessoais e de liderança incomparáveis. Evoluiu e transformou-se numa marca”.