Desastrosa para Zé Eliton, pesquisa Diagnóstico/Diário da Manhã indica vitória folgada de Caiado no 1º turno, com 60,5% dos votos válidos
A pesquisa Diagnóstico/Diário da Manhã, ao apontar Ronaldo Caiado na liderança com 39,7% das intenções de votos, indica também que o candidato democrata ganha com folga no 1º turno com 60,5% dos votos nominais. A conta é feita com a exclusão dos votos nulos e brancos, conforme determina a legislação eleitoral.
Convertendo-se assim os índices apurados pela pesquisa, Caiado chega a 60,5% dos votos nominais válidos, quando, para ser declarado ganhador no 1º turno, necessitaria de 50% dos votos mais um.
O levantamento é especialmente desastroso para Zé Eliton: o candidato da máquina governista aparece em 3º lugar, com 9%, atrás de Daniel Vilela, que tem 9,5% e está em 2º lugar. É empate técnico, mas também propaganda negativa.
Primeiro como vice-governador, acompanhando o titular Marconi Perillo, e depois como governador, Zé Eliton passou praticamente um ano viajando intensivamente e participando de eventos oficiais na capital e no interior, distribuindo benefícios sociais, entregando obras e repassando recursos em dinheiro a prefeitos municipais. A estratégia palaciana era dar visibilidade ao governador, torná-lo mais conhecido e ver o seu nome deslanchar nas pesquisas.
Não deu certo.