Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

09 jul

Mais um golpe: em razão do período eleitoral e da ação da oposição, governo Zé Eliton perde empréstimo de R$ 510 milhões junto a Caixa Federal

As más notícias não cessam de chegar para o governo Zé Eliton: agora, confirmou-se que o empréstimo de R$ 510 milhões junto a Caixa Federal, que seriam aplicados em obras, está fora de cogitações.

 

Para tentar sair de pé do episódio, Zé Eliton explicou que abriu mão do empréstimo, por considerar que as condições oferecidas pela Caixa não seriam boas e por não querer aumentar o endividamento que será deixado para o próximo governo.

 

A verdade é outra: o empréstimo foi cancelado em razão da proibição da legislação eleitoral, que veda transferências voluntárias da União para os Estados a partir do dia 7 de julho até a data da eleição. O empréstimo se enquadra na vedação.

 

Além disso, trata-se de mais uma vitória da oposição. Ronaldo Caiado e Daniel Vilela criticaram a operação, às vésperas do pleito e em fim de governo, ameaçando inclusive responsabilizar a diretoria da Caixa. Caiado chegou a marcar uma sessão de uma das comissões do Senado, convocando o presidente da instituição, para dar esclarecimentos sobre o empréstimo.

 

De derrota em derrota, até a derrota maior, é daqui para ali.