Ajuste para manter PTB na base e compensar opção por Lúcia Vânia na 2ª vaga ao Senado leva Zé Eliton a chamar prefeitos que estavam com Tejota para induzi-los a apoiar Demóstenes a deputado federal
O governador Zé Eliton iniciou uma operação em que está chamando pessoalmente, um a um, os prefeitos do PROS que estavam comprometidos com a candidatura de Lincoln Tejota a deputado federal. Na retaguarda das negociações, atua o deputado federal Jovair Arantes, presidente estadual o PTB.
Ao sair da base governista, para assumir a vice na chapa de Ronaldo Caiado, Tejota acabou provocando uma oportunidade: para compensar o PTB pela opção por Lúcia Vânia para a 2º vaga ao Senado, Zé Eliton está investindo na cooptação dos prefeitos do PROS e da base de Tejota e a transferência do seu apoio para a candidatura de Demóstenes Torres a deputado federal.
É um jogo de vale-tudo: obras do Goiás na Frente, cargos no governo e tudo o mais que, mesmo não podendo ser cumprido agora, devido à legislação eleitoral, ficaria garantido para os dois meses após a eleição – o que interessa a qualquer prefeito, com dois anos de mandato pela frente.
Caso venha a ser bem sucedida, a manobra viabiliza a eleição de Demóstenes para a Câmara dos Deputados – ao apoio desses colégios eleitorais e de mais alguns, como Senador Canedo, onde o prefeito Divino Lemes está com o ex-senador, seria somado o chamado “voto de opinião”, o qual, acredita-se, beneficiaria Demóstenes e seria decisivo em sua eleição.