Grupom/Diário da Manhã mostra Kajuru diminuindo a diferença até Marconi, que caiu para o 2º lugar. O fundador do Tempo Novo nunca correu risco tão grande e pode experimentar o gosto da derrota
O vereador Jorge Kajuru, ao contrário do que esperavam os seus detratores, que apostavam na sua queda nas pesquisas, está subindo: o histórico das três rodadas do instituto Grupom, de credibilidade inquestionável, mostra que o polêmico radialista está crescendo e se aproxima perigosamente do ex-governador Marconi Perillo. Os dois disputam o Senado, que, nas eleições deste ano, tem duas vagas disponíveis.
Segundo o Grupom, em junho Kajuru tinha 15,6%. Em julho, pulou para 17,3%, E agora, em agosto, deu novo salto, ascendendo a 19,4%. Enquanto isso, Marconi, que estava em 1º lugar, foi empurrado para o 2º por Lúcia Vânia. O tucano tem 30,5% das intenções de votos e ainda enfrenta Vanderlan Cardoso, mordendo os seus calcanhares e também em alta: em junho, tinha 17,2%. Em julho passou para 20,1% . E agora está com 24%.
Há a considerar um detalhe da maior importância: Kajuru está fazendo campanha ostensiva contra Marconi, repisando diariamente mais de uma dezena de acusações diferentes, todas relacionadas com improbidade. É um trabalho diuturno de demolição, dentro da estratégia de se colocar como o seu principal adversário e capturar os votos que vêm da rejeição de Marconi, a mais elevada dentre todos os candidatos ao Senado. Quase metade do eleitorado garante que não votaria nele de jeito nenhum.
É esse eleitorado que Kajuru quer conquistar para ficar com uma das vagas ao Senado. A outra…. pode ir para Vanderlan ou Lúcia Vânia. Quem sabe até para Marconi.