Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

28 ago

A 40 dias da eleição, cenário eleitoral mostra consolidação de Caiado para vencer no 1º turno e resume Zé Eliton e Daniel à esperança de que a TV tenha força para mudar a cabeça dos goianos

É perto de desesperador o quadro que se apresenta para Zé Eliton e Daniel Vilela no presente cenário eleitoral, em que as pesquisas de credibilidade apontam para a vitória de Ronaldo Caiado no 1º turno, com folgada margem de votos.

 

Do que foi feito até agora, nada adiantou para os candidatos do PSDB e do MDB. Eles continuam patinando no 2º lugar, empatados na faixa dos 10% de intenções de votos, insuficientes para deter a marcha inexorável do candidato democrata rumo a uma consagração nas urnas.

 

A esperança para os dois agora é o horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa na próxima sexta-feira, dia 31. Zé (como seus marqueteiros o batizaram) e Daniel enfrentarão o desafio de se apresentarem, de algum modo, convincentes a ponto de tirar votos que hoje são de Caiado – o que parece muito pouco provável que consigam. Afinal, nenhum dos dois exibiu competências, até agora, a tal ponto que a suas simples aparições na telinha tenham a capacidade de arrastar para eles as preferências do eleitorado.

 

Para Zé Eliton e Daniel, não é exagero prever que só um milagre poderá levar um ou outro a algum tipo de crescimento capaz de forçar um 2º turno.