No tema comércio exterior, Zé Eliton e Caiado fazem colocações equivocadas e se esquecem de que Goiás só exporta matérias primas, sem expressão nenhuma quanto a produtos manufaturados
Para Ronaldo Caiado, o comércio exterior tem que ser intensificado com o aumento das exportações de matérias primas, que devem ter a sua qualidade melhorada – minérios e matéria prima oriunda do agronegócio.
Zé Eliton, falando sobre o mesmo tema, fez comparações entre números de 20 anos atrás e atuais, com a conclusão óbvia de que houve aumentos expressivos nos valores exportados.
Mas não é esse o drama do comércio exterior goiano. O problema é que o Estado tem 90% da sua balança comercial baseados em exportação de matéria prima bruta, basicamente minérios e agricultura e pecuária. O desafio, portanto, é aumentar a baixíssima participação dos produtos manufaturados nessa balança – e para isso o Estado tem que investir em inovação e tecnologia, inclusive para ampliar a produtividade dos trabalhadores goianos. Isso não acontece hoje.