Câmara de Itumbiara deve afastar o prefeito Zé Antônio do cargo por 90 dias, para responder a investigações por improbidade e descumprimento de decisões do Legislativo
Um imbróglio com a Câmara Municipal deve afastar do cargo, a qualquer momento, o prefeito de Itumbiara Zé Antônio(foto), do PTB.
Os vereadores itumbiarenses constituíram duas comissões especiais de inquérito para apurar atos do prefeito, quanto a improbidade administrativa (falta de repasse ao órgão previdenciário e à instituição bancária de descontos nos salários dos servidores) e por ignorar e deixar de cumprir decisões do Legislativo municipal (como a recusa em promulgar leis depois de vetos derrubados pela Câmara).
Am ambos os casos, existe previsão legal para que a própria Câmara decrete o afastamento de Zé Antônio por 90 dias, enquanto se processam as investigações.
Zé Antônio perdeu o apoio da maioria esmagadora dos vereadores locais: dos 12, apenas um vota a seu favor. Eleito na esteira da comoção popular causada pelo assassinado do então prefeito Zé Gomes, que disputava a reeleição, ele não faz uma boa administração e não conseguiu se consolidar politicamente no município. O afastamento é inevitável.