Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

02 jun

Um anda de barba em plena pandemia e todos os seus riscos de contágio, outro circula sem máscara e ainda ri: os maus exemplos de Lincoln Tejota e Major Vitor Hugo

Vamos aos fatos:

1) Sem máscara, o deputado federal Vitor Hugo protagonizou um triste espetáculo ao acompanhar o presidente Jair Bolsonaro em uma viagem inesperada a Abadiânia, em Goiás, onde pararam em um posto para comer salgadinhos – provocando uma aglomeração pouco recomendável em tempos de pandemia de coronavírus. Vejam a foto acima, leitora e leitor, que registra um momento da caravana presidencial: Major Vitor Hugo, ainda que meio sem graça, esforça-se para sorrir, desrespeitando as normas do isolamento social e dando, como homem público e detentor de mandato a ele outorgado pelo povo goiano, um péssimo exemplo. É o caso de fazer a clássica pergunta: estava rindo de quê?

2) Lincoln Tejota pode andar barbado e desgrenhado? Pode. Mas um vice-governador não deve e não pode. É péssimo exemplo o que ele está dando, ao continuar circulando e se apresentando com a barba que usa já há alguns anos. Trata-se de um ornamento de pelos que dificulta a higienização do rosto, principalmente fora de casa, e não permite uma vedação adequada quando se usa máscara de proteção (expondo a riscos a saúde de pessoas próximas). Novamente, confiram na foto acima, leitora e leitor, que na verdade é um print de tela da live que Lincoln Tejota com jornalistas de O Popular. Não é uma imagem boa. O presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli tirou o cavanhaque e o bigode logo nos primeiros dias da pandemia. O ex-ministro e secretário de Transportes de São Paulo Alexandre Baldy também se despediu da sua barba igualmente no começo da emergência sanitária que o país passou a viver. Há dezenas de outras autoridades que fizeram o mesmo, por uma questão mínima de bom senso e juízo. O nosso vice precisa se antenar.

Resumo: quem ocupa funções públicas relevantes não pode se descuidar e passar mensagens incorretas para a sociedade. Estão equivocados e deveriam acordar e se conscientizar do que estão fazendo de errado.