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José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

26 set

Choque da pesquisa Serpes/O Popular derruba a campanha de Maguito logo na arrancada, esfria suas redes sociais e o deixa sem reação, enquanto Vanderlan faz a festa

São frias e sem reação, na manhã deste sábado, 26 de setembro, as redes sociais do candidato do MDB Maguito Vilela, depois que o jornal O Popular publicou a 1º pesquisa Serpes da atual temporada eleitoral em Goiânia – mostrando o senador Vanderlan Cardoso em uma posição privilegiada, quase 10 pontos à frente e ainda por cima vencendo com folga em todos os cenários para o 2º turno. Vanderlan, é claro, faz a festa nos seus perfis online, com declarações clássicas e convencionais dentro do comedimento aconselhado para esses momentos, tipo “recebo o resultado com alegria e humildade”.

Para Maguito seguir em frente (desculpem, leitoras e leitores, o trocadilho barato com o péssimo e infeliz slogan do MDB, “pra Goiânia seguir em frente”) se tornou complicado e difícil. Ele não consegue esconder que se lançou postulante ao Paço Municipal esperando o mesmo reconhecimento do eleitorado que recebeu ao se candidatar à prefeitura de Aparecida, ou seja, a consagração. Não foi o que houve. Seu nome não impressionou, digamos até que não colou, ainda mais depois que Iris Rezende negou o seu precioso aval e deixou o candidato por conta do seu discurso e das suas propostas, abaixo da crítica até o momento.

As redes sociais maguitistas exibem, neste sábado, monótonas reuniões com candidatos a vereador e frases soltas e desengonçadas da sua mulher, Flávia Teles, que, já sabem os leitores e as leitoras, não ajudam nem um pouco, pela repetição do modelo fracassado adotado na campanha de 2018 pela antiga primeira-dama Valéria Perillo, que é o de endeusar o marido a qualquer preço. Isso, além de não acrescentar, tira votos. Ela, Flávia Teles, é a maior anticabo eleitoral que Maguito poderia ter (oportunamente, voltaremos a esse assunto) e sua imprudente superexposição na cruzada do MDB soma pontos que qualquer observador pode classificar como… negativos.

A campanha de Maguito, pelo tom triunfal adotado na arrancada, não estava preparada para os desastrosos índices trazidos pela 1ª pesquisa Serpes/O Popular. O baque é notável. Os perfis sociais do candidato, em vez de encarar, fugiram do assunto, dando a ideia de que os emedebistas se abrigaram em um casulo fora da realidade. Mais um erro. E quando um projeto eleitoral embarafusta por esse caminho, geralmente não há retorno e a tendência é só agravar o que já está fora do rumo. Maguito, no passado, já perdeu eleições pela completa ausência de capacidade de reação e recusa em enxergar o mundo real. É uma história que, parece, está sendo reprisada.