Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

02 fev

Em decadência acelerada, PSDB goiano faz reunião de gatos pingados e mostra o seu vazio ao apenas discutir nomes e não ideias ou alternativas para o futuro de Goiás

Como é que um partido que mandou gloriosamente em Goiás por 20 anos cai para uma posição de insignificância política em apenas dois anos? E, pior, aprofunda a sua decadência ao mostrar a sua completa falta de rumo, sem se preocupar com qualquer tipo de renovação ou de discussão de ideias para o futuro do Estado, pelo menos a ponto de provar que o exercício prolongado do poder serviu para alguma coisa que não alimentar a vaidade ou a ânsia por sobrevivêncvia dos seus líderes que restaram.

O PSDB goiano reuniu os seus cacos neste início de semana. Deu para notar que sobraram mais ou menos 10 heróicos gatos pingados, entre eles os ex-governadores Marconi Perillo e Zé Eliton. Foi sobre eles, mais o atual presidente estadual Jânio Darrot, que a discussão dos tucanos girou. Nomes, enfim, não propostas. Marconi quer ser deputado federal em 2022. Zé está sendo “convocado” para presidir o partido com o fim do mandato de Jânio, que, quem sabe, pode ser candidato a governador na próxima eleição (projeto, cá entre nós, leitora e leitor, sem a menor viabilidade, dada a inexpressividade do PSDB depois do massacre nas urnas de 2018 e do aniquilamento trazido pela eleição municipal de 2020). Algumas figuras menores, como a ex-deputada Eliane Pinheiro e o ex-prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio Rezende, sonham com mandatos de deputados estaduais.

Foi só isso, mais nada. Os planos do PSDB não passam por Goiás ou pelas expectativas das goianas e dos goianos e só têm a ver com o desespero de náufragos que parecem dispostos a se agarrar até em jacaré pensando que é tábua de salvação. Eles perderam a mão para fazer política e esqueceram o que aprenderam, se é que aprenderam. Foram banidos. Correm o risco até de não eleger nenhum parlamentar em 2022, caso Marconi venha a ser condenado em 2º grau e declarado inelegível por força da Lei da Ficha Limpa, deixando a chapa de um puxador de votos.