Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

17 mar

Felipe e Lucíola, os humildes servidores da prefeitura de Anápolis que vão cassar o mandato da deputada Vivian Naves

A deputada estadual Vivian Naves, esposa do prefeito de Anápolis Roberto Naves, corre o risco de durar pouco no mandato conquistado em 2022. Ela é alvo do Ministério Público Eleitoral em um processo que denuncia o uso irregular de recursos da prefeitura na sua campanha, em especial obrigar funcionários municipais a trabalhar na campanha.

Algo simples para resolver na Justiça Eleitoral? Ao contrário. O caso é da maior gravidade possível. As provas são contundentes. Dois servidores humildes da prefeitura prestaram depoimentos arrasadores: Fellipe Braga e Lucíola da Silva Santos. Eles contaram que foram forçados a participar de atos de panfletagem e de distribuição de cestas básicas, orientados a citar o nome da primeira-dama como responsável pelos benefícios.

Não só as declarações de cada um, no entanto. Ambos forneceram prints de um grupo no WhatsApp citando locais e horários em que os funcionários deveriam trabalhar como cabos eleitorais de Vivian Naves. Um chefe de seção passava pela manhã colhendo assinaturas em um caderno, informando onde seria a panfletagem. Depois, no local determinado, ele colhia novamente as assinaturas e “filmava as pessoas com o celular” para confirmar a presença. Tudo isso com ameaças expressas de punição, pelo WhatsApp. Um escândalo, protagonizado por gente que se achava acima da lei.

Há muito mais na denúncia do MPE. Por muito menos, políticos já terminaram cassados pela Justiça Eleitoral, aliás em tempos de menor dureza e assertividade, caso do deputado estadual, na época, José Nelto, que perdeu o mandato em razão do testemunho de um motorista de caminhão de mudanças em troca de votos, contratado por ele. Hoje é muito pior. Não há nenhuma complacência. Errou, cometeu crime para se eleger, não há escapatória. E não só Vivian Naves. Seu marido, Roberto, também foi acusado de improbidade pelo favorecimento da candidata com recursos públicos. Essa estória toda vai acabar muito mal para o casal.