Adib ganha o MDB e só falta agora definir se o candidato é Velomar ou Nelson
Em um encontro em Goiânia nesta segunda, 29, o vice-governador Daniel Vilela entregou o comando do diretório do MDB em Catalão ao prefeito Adib Elias, com credencial para indicar toda a comissão provisória e influenciar na organização e no projeto eleitoral do partido nos 11 municípios da região Sul. A decisão de Daniel foi pragmática (e inevitável) depois de vazadas as negociações entre o atual presidente municipal Elder Galdino e o ex-prefeito e ex-presidente da Assembleia Jardel Sebba, do PSDB, visando a um acordo em que uma filha de Jardel, Marília, formaria na chapa de Galdino como candidata a vice.
Foi a gota d’água para produzir o veredito final de Daniel Vilela a favor de Adib. O prefeito almoça nesta terça, 30, com o governador Ronaldo Caiado, quando comunicará a sua nova situação (estava sem partido) e comunicará o governador sobre a intenção de montar composições em que tanto o MDB como o União Brasil apareçam na cabeça ou na vice, a depender de cada local. Essa orientação exata, inclusive, é a que foi repassada a Adib pelo presidente estadual emedebista: Daniel não quer, em hipótese alguma, atritos com o União Brasil e recomendou até que, onde ocorra impasse, a solução se dê através da priorização dos interesses da legenda comandada pelo governador.
LEIA TAMBÉM
Diz-que-diz em Catalão: vidente previu Adib com 106 anos, a tempo de ver a SAE de volta à prefeitura
Adib considerou “ofensiva” proposta apresentada pelos irmãos Galdinos
Cenário para as eleições municipais nos principais colégios só será definido em fevereiro
Adib volta a Catalão com a obrigação de se dedicar a resolver um impasse que vem tirando seu sono (além das sequelas da Covid). De coração, ele gostaria de indicar para a sua sucessão o seu primo e secretário de Administração Nelson Fayad, homem da sua confiança absoluta. Na cabeça, no entanto, a tendência é pela oficialização do ex-prefeito e atual secretário de Saúde Velomar Rios, campeão absoluto das pesquisas e certeza de vitória o mais próximo possível dos 100%. O currículo de Velomar atrapalha: com ele na prefeitura, depois de ter sido eleito como poste de Adib em 2008, Adriety Elias (mulher de Adib) foi derrotada ao tentar se reeleger deputada estadual e o próprio Adib tratorado por Jardel Sebba ao buscar um novo mandato no final do mandato de Velomar. Os próximos dias trarão a resposta a essa dúvida de 2 pernas.
De qualquer modo, o cenário eleitoral para outubro vindouro em Catalão parece finalmente definido. Seja Velomar seja Fayad o representante de Adib, ele enfrentará o pecuarista Elder Galdino, provavelmente pelo PRD de Jorcelino Braga. Caso Galdino não venha a se unir com os Sebba, esses lançarão o deputado Gustavo Sebba, por sinal bem situado nas pesquisas, atrás apenas de Velomar Rios. Desse caldeirão sairão 2 ou 3 candidaturas e a consolidação final do quadro a ser apresentado perante as urnas.