Novo dono do MDB em Catalão, Adib prepara chapa Velonelson ou Nelsomar
O prefeito de Catalão Adib Elias deve formalizar após o carnaval, em cerimônia marcada pela presença do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela, a sua volta ao MDB – agora na condição de dono absoluto do partido na região Sul, com a exclusão dos irmãos Galdino, esses por ora no comando do diretório municipal. Caso queiram, os Galdino poderão permanecer no partido, mas sem o menor controle e em condições de submissão, o que está fora de cogitação. Vão sair e provavelmente se unir ao ex-prefeito Jardel Sebba para tentar a montagem de uma frente de oposição nas eleições de outubro vindouro – eles negociam uma aliança com Elder Galdino para prefeito e Marília Sebba, filha de Jardel, na vice.
Sem novidades, portanto. Tudo isso já é sobejamente conhecido. Um fato novo, no entanto, veio nesta segunda, 5, quando, em entrevista ao jornalista Luiz Carlos Bordoni em um programa de rádio (meio com influência de peso em Catalão), Adib fez uma brincadeira reveladora de um recuo na escolha antes tida como certa do seu primo e secretário municipal de Administração Nelson Fayad como o candidato a apoiar para a própria sucessão. Perguntado se havia definido o candidato a prefeitura destinado a representar o seu grupo, o prefeito respondeu: “Eu só tenho uma dúvida, se será o Velonelson ou o Nelsomar”. E riu.
Mesmo em tom de brincadeira, a declaração sugere por um lado que o ex-prefeito e atual secretário municipal de Saúde Velomar Rios voltou a ter chances na disputa interna que trava com Nelson Fayad e por outro que pode estar a caminho uma chapa montada com os dois, faltando apenas decidir o cabeça e quem ocupará a vice. Em sendo um ou outro, ninguém duvida a força e da liderança de Adib para unir a sua base e disputar o pleito com grandes probabilidades de vitória apresentando aos eleitores uma dobradinha inédita de “postes: Velomar, desconhecido, foi eleito por Adib em 2008, assim como Nelson, no momento, tem a chance de repetir a mesma trajetória.
LEIA AINDA
Adib ganha o MDB e só falta agora definir se o candidato é Velomar ou Nelson
Adib considerou “ofensiva” proposta apresentada pelos irmão Galdinos
O misterioso Wilder Morais, maior adversário de Daniel Vilela em 2026
Há uma diferençial significativo a favor de Velomar: ele é o campeão absoluto das pesquisas em Catalão. Atrás, costumam aparecer o deputado estadual Gustavo Sebba (outro filho de Jardel), em 2º, com o pecuarista Elder Galdino na 3ª posição. Ha mais candidatos, todos, no entanto, fraquíssimos. Um deles é o economista Júlio Paschoal, filho do conselheiro de contas aposentado Ênio Paschoal, hoje no PT, depois de passar por uma miríade de partidos e concorrer várias vezes a deputado estadual e federal sem nunca vencer. Nos últimos dias, tem circulado a notícia de que ele teria desistido em favor da professora Maria Moura, petista histórica de quatro costados em Catalão.