Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

02 abr

Adib adia anúncio do seu candidato para depois do dia 5

O prefeito de Catalão Adib Elias segue sem se definir sobre o nome a bancar para a sua própria sucessão, hoje oscilando entre o ex-prefeito e ex-secretário municipal de Saúde Velomar Rios e o primo e secretário municipal de Administração Nelson Fayad. Neste começo de semana, Adib anunciou aguardar espaço na agenda do vice-governador e presidente estadual do MDB Daniel Vilela para realizar um evento no qual, finalmente, a dúvida terminaria sanada: Velomar ou Nelson?

Pode acontecer na quinta da semana vindoura, 11. Mas também pode se dar mais à frente. Adib não tem pressa e não se abre. Em Catalão, toda a oposição já se definiu. O pecuarista Elder Galdino, pelo Republicanos, se apresentará acompanhado pela veterinária Marília Sebba, filha de Jardel Sebba, como vice, representando o PSDB. O empresário Renato Ribeiro, ainda sem vice, concorrerá pelo PL (e até, ousadamente, promete a presença de Jair Bolsonaro em Catalão para o seu lançamento). Pelo PT, a professora Maria Moura, com Fernando Safatle, do PSB, na vice. Haverá ainda um desconhecido qualquer do Psol. Basicamente, é esse o cenário para as urnas catalanas em outubro vindouro.

 

LEIA TAMBÉM

Adib ganha o MDB e só falta agora definir se o candidato é Velomar ou Nelson

Daniel Vilela comunica a Elder Galdino que o MDB de Catalão é de Adib Elias

Novo dono do MDB em Catalão, Adib prepara chapa Velonelson ou Nelsomar

 

Fechado em copas, Adib Elias parece se divertir com a situação. Fontes próximas garantem: Velomar Rios jamais será ungido. Lembram que, quando foi prefeito, de 2013 a 2016, Velomar jogou o MDB de Catalão na lona. Na metade do mandato, não conseguiu assegurar a reeleição de Adriety Elias, mulher de Adib, para a Assembleia. E, no final do seu período, não foi afirmativo o suficiente e acabou “ajudando” a derrotar Adib para a prefeitura. Venceu, e por uma boa margem, o arqui-inimigo de Adib, o tucano Jardel Sebba. Esse currículo desvaloriza o nome de Velomar, segundo se diz nas proximidades do prefeito, mesmo com Velomar em 1º lugar nas pesquisas.

É melhor para acreditar: Adib e seu imenso ego preferem um sucessor totalmente dependente dele e que só possa atribuir a vitória a ele, Adib, e não a um suposto prestígio próprio. O prefeito vai disputar uma vaga na Assembleia em 2026 (e projeta desde já, inclusive, presidir o Poder Legislativo) e não pode correr o risco de vergar sob a repetição de erros do passado. O carma carregado por Velomar, portanto, é pesado. Quanto ao Nelson, não. Nelson é certeza de fidelidade, lealdade e, sobretudo, de que Adib Elias continuará mandando em Catalão.