Redes sociais de Alcides e de Vilmarzim mandam sinal amarelo… para Vilmarzim
Os perfis no Instagram do deputado federal Prof. Alcides (PL) e do prefeito de Aparecida Vilmar Mariano (UNIÃO BRASIL) são significativos ao apontar para as virtudes e as fraquezas de cada um desses dois pré-candidatos, com enorme e descomunal desvantagem para Vilmarzim. É o que se pode deduzir das centenas e centenas de comentários que abordam as postagens de um e de outro, de um modo muito positivo para Alcides e, ao contrário, para o Mariano – sobre quem é até natural que recaiam demandas em razão do cargo, porém não em uma enxurrada incontrolável como vem ocorrendo.
Nenhum deles estabelece, em suas contas, qualquer interação com os seguidores. Publicam e ponto final. Não respondem a perguntas nem agradecem menções elogiosas ou muito menos argumentam em defesa das críticas – que, no caso do Prof. Alcides, são raríssimas, porém abundantes quanto se trata de Vilmarzim. Aliás, para o prefeito, sobram queixas de moradores de bairro que aguardam serviços triviais como asfalto, roçagem, tapa-buracos e recolhimento de lixo, às mancheias. Com frequência, também pancadas mais pesadas, como as acusações de que só faz alguma coisa em momento de eleição, interesseiramente atrás de votos. Com as suas redes sociais operadas, segundo informações de bastidores, pelo marqueteiro Jorcelino Braga, a conclusão a que se pode chegar é que a imagem de Vilmarzim só cresce em desgastes.
Um exemplo foi a inauguração da maternidade do setor Garavelo, na semana passada, comemorada efusivamente por Vilmarzim no Instagram. De pronto, em vez de referências favoráveis sobre a importância da obra, choveram protestos acusando o descaso a que a população é relegada quando é obrigada a comparecer aos postos de saúde. Essa é uma reação inevitável na maioria das postagens do prefeito a propósito das suas eventuais realizações. “E quando a minha rua vai ser asfaltada?”. “Cria vergonha e vem arrumar o telhado da escola tal, que está caindo sobre os alunos”. “Tem crianças abandonadas aqui no meu bairro e a prefeitura não faz nada”. “As lâmpadas da iluminação estão queimadas e minha filha vai para a as aulas com medo”. Ou seja: o efeito dos benefícios propagandeados por Vilmarzim é imediatamente apagado pelas acusações que grande parte dos seus 26 mil seguidores (aliás, menos da metade dos 58 mil do Prof. Alcides) repetem entre insatisfeitos e agressivos, recorrendo a detalhes das imensas carências de Aparecida em matéria de infraestrutura urbana e social. (Confiram no print acima, de uma publicação em que o prefeito fala da nova maternidade do setor Garavelo e é replicado; na verdade, são dezenas e dezenas de comentários com o mesmo conteúdo).
Apesar do mandato de deputado federal, Prof. Alcides não tem, é claro, identificação com o poder em Aparecida. Isso pode explicar o volume de opiniões assertivas a respeito dos posts com fotografias, vídeos e cards que pendura com intensidade em seu perfil no Instagram. Como candidato de oposição, seu papel é… ser oposição, coisa que o reitor da Unifan faz com moderação, evitando polarizar com o seu adversário. Dentro dessa estratégia, seu tom nas emendas orçamentárias que destinou para a cidade que pretende governar, algo que sempre reaviva, Alcides sequer entrega números, datas ou de que se tratou cada transferência de dinheiro federal. Fica no geral. Pelo sim, pelo não, a avaliação geral das respostas recebidas indica uma simpatia maior que a hostilidade e a cobrança reservada a Vilmarzim. (Vejam, leitoras e leitores, como é o padrão com que as manifestações do Prof. são acatadas pelos seus seguidores). E que a sua postura nas redes sociais parece calibrada pelo esforço de manter incólume a folgada liderança nas pesquisas, em torno de 31 pontos, segundo o jornal O Popular, sobre o prefeito na corrida pela cadeira número um da Cidade Administrativa Maguito Vilela.
LEIA TAMBÉM
Leandro marca presença em Aparecida e projeta sombra sobre Vilmarzim
Aparecida: Prof. Alcides se beneficia da inércia de Vilmarzim
Exclusivo: empréstimo do BRICS para Aparecida está inviabilizado