Nem Lula nem Bolsonaros: caminho do Brasil em 2026 pode ser a 3ª via, com Caiado
São cada vez mais recorrentes as pesquisas sobre as eleições presidenciais de 2026 que apontam para uma parcela expressiva do eleitorado, entre 25 e 30%, ansiosa para se livrar dos extremos representados pelo presidente Lula e pelo clã liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e encontrar uma alternativa que não tenha ligações nem com um nem com outro. São cidadãs e cidadãos que se cansaram da polarização alimentada diariamente pelo lulismo e pelo bolsonarismo enquanto o país padece de problemas gravíssimos – dentre os quais a insegurança pública, leniência com a corrupção e má gestão da economia, conforme a apuração por institutos de opinião de credibilidade.
É um cenário político, digamos assim, que leva a uma avaliação inevitável: parece que o Brasil está pronto para uma 3ª via, ou seja, pode estar chegando a hora de eleger um presidente da República desvinculado de radicalismos e realmente disposto a promover a união nacional, isolando tanto a ponta esquerda quanto a ponta direita e livrando a população em definitivo da predominância das narrativas ideológicas, em que absolutamente tudo – na esfera do governo federal, se subordina a uma visão de mundo sectária, progressista ou conservadora. A 3ª via é o mesmo que falar na conquista do poder pelo centro, com a consequente e tão sonhada reconciliação entre as brasileiras e os brasileiros.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, está bem-posicionado dentro dessas expectativas. Talvez até, dentre os presidenciáveis do campo da centro-direita, o que se encontra melhor situado. Caiado tem biografia limpa, serviços prestados (como deputado federal, senador e governador), discurso antenado com a modernidade e, desde já, propostas claras para resolver os desafios do presente e construir o futuro ideal, promovendo uma virada de mesa na sequência de populistas despreparados (alguns próximos do analfabetismo como Lula e Jair Bolsonaro) na chefia da nação.
LEIA TAMBÉM
Caiado volta ao jogo da sucessão presidencial e reemerge em cenário subitamente favorável
Marqueteiro confirma: maior virtude de Caiado é o que mais atrapalha a candidatura presidencial
Bolsonarismo tem força em Goiás, mas esbarra na enorme aprovação de Caiado
Se crescer a onda da 3ª via, ainda em estágio nascente, por ora, a candidatura de Caiado se beneficia. O desgaste de Lula e dos Bolsonaros tornou-se incontrolável, com as pesquisas consolidando elevados índices de rejeição para ambos os lados. É quase uma aposta segura afirmar que, no ano que vem, o novo presidente emergirá das urnas longe dessas duas tristes vertentes e é aí que as chances de Caiado se multiplicam como provavelmente a única opção sem compromisso com o passado e com a velha política. Uma solução que está se tornando necessária e urgente para desamarrar o Brasil e trazer de volta o desenvolvimento com frutos coletivos e paz social.