Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

05 fev

Distanciamento entre Caiado e Lissauer é mais sério do que se imagina e vai se refletir em um relacionamento à base de crises entre Executivo e Legislativo

A eleição para presidente da Assembleia não terminou com a vitória de Lissauer Vieira e vai continuar se desdobrando nas crises que vêm aí no relacionamento entre Executivo e Legislativo – mesmo porque o governador Ronaldo Caiado engoliu, obrigado que foi, mas não digeriu a derrota.

 

Até hoje, cinco dias depois que o plenário escolheu Lissauer Vieira, ele não fez a tradicional visita protocolar ao governador que é prevista nessas ocasiões. Caiado, por sua vez, demorou o quanto pôde para apresentar seus cumprimentos ao deputado-presidente: só o fez no terceiro dia após a eleição, através de um telefonema curtíssimo, no qual praticamente entoou um seco “parabéns” e em seguida desligou.

 

Na quarta-feira anterior à eleição, Lissauer Vieira foi chamado à noite ao Palácio das Esmeraldas, onde ouviu de Caiado um pedido – quase uma ordem – para que retirasse a sua candidatura em favor de um nome preferencialmente do DEM (o governador não citou especificamente Álvaro Guimarães, que é do partido). O deputado considerou a propostas desrespeitosa, principalmente da maneira dura com que foi colocada e preferiu encerrar a conversa, que durou poucos minutos, e se retirar. Não é exagero dizer que o resultado dessa rápida reunião foi uma espécie de rompimento pessoal entre os dois.

 

Lissauer Vieira está dando o troco aos poucos. Nas entrevistas após a eleição tem repisado o tema da independência da Assembleia, acrescentando que irá exigir o duodécimo que é legalmente devido pelo Executivo e nunca foi pago, com o qual pretende tocar a obra da nova sede do Legislativo (em desacordo com a política de austeridade do Palácio das Esmeraldas). E passou a trabalhar pessoalmente junto aos demais parlamentares do seu grupo para que aceitem a indicação de nomes ligados ao ex-governador Marconi Perillo para diretorias importantes da Casa, como a de Comunicação, que deve ser entregue ao jornalista Danin Jr, ex-subchefe do Grupo de Comunicação dos governos passados, além da ex-deputada Eliane Pinheiro para a diretoria administrativa. Esteve também no aniversário do ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba, marconista roxo, onde posou sorridente para fotos com o ex-governador tampão Zé Eliton.

 

Para Caiado, são nuvens negras que despontam no horizonte da Alameda dos Buritis.