Maguito desiste da candidatura a suplente de senador de Vanderlan, dá várias desculpas, mas não o motivo verdadeiro: ele é inelegível porque foi condenado em 2ª instância e não é ficha limpa
O ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela deu várias desculpas para a sua desistência da candidatura a suplente de senador de Vanderlan Cardoso.
Esqueceu-se, contudo, do verdadeiro motivo: ele é inelegível, pois foi condenado em ação de improbidade administrativa em 2º instância, ou seja, por um colegiado de juízes. Sendo assim, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa, não pode registrar candidatura a nenhum cargo eletivo.
Maguito responde a uma penca de processos movidos pelo Ministério Público Estadual, relacionados com a sua passagem pela prefeitura de Aparecida. Em pelo menos um, que trata de um contrato fraudulento de aluguel de um imóvel que pertencia a um dos seus secretários, foi condenado em 1ª e 2ª instância. Recorreu, mas, para efeitos da ficha limpa, está legalmente impedido de disputar eleições.