Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

17 set

Caiado pode levar um susto daqui a pouco na Assembleia, com o risco iminente de ser derrotado na tentativa de derrubar o projeto, já aprovado em 1ª votação, que desautoriza a cobrança de pedágio

Desfrutando de uma sólida maioria de 31 deputados na Assembleia, o governador Ronaldo Caiado pode ser surpreendido, na sessão de daqui a pouco, com a aprovação, em segunda votação, do projeto que desautoriza a cobrança de pedágio através da concessão de seis rodovias estaduais. A base governista está sendo direcionada para derrubar a matéria.

 

Ao que tudo indica, até o presidente Lissauer Vieira, que colaborou fortemente com o Palácio das Esmeraldas para a esmagadora vitória na apreciação da PEC que reduziu os recursos constitucionais da Educação e a que liberava o acesso aos depósitos judiciais, mudou de posição e agora passou a crer – conforme ficou mais do que evidente – que uma folga para o governo no plenário da Assembleia vai acabar se revertendo inevitavelmente contra ele próprio, que aprovou uma emenda permitindo a própria reeleição e precisa consolidar esse projeto no prazo de um ano. A tropa governista não se afina com o presidente e pretende eleger outro nome para comandar o Legislativo.

 

É avaliação unânime entre os analistas da política em Goiás que uma eventual dominância de Caiado na Assembleia pode se voltar contra Lissauer Vieira, que foi eleito contra a vontade do governador e vinha se fortalecendo, até agora, diante das incertezas do governo quanto aos seus interesses no Legislativo.

 

As últimas informações dão conta de que um recado poderá ser enviado ao governador na sessão plenária desta tarde, com a aprovação, em segunda apreciação, do projeto que desautoriza os pedágios, contrariando a indicação do líder Bruno Peixoto pela derruba a matéria. O objetivo deixar o Palácio das Esmeraldas acuado, obrigado a negociar matéria por matéria e não convencido de que tem força, na Assembleia, para tratorar quem e como quiser.