Surpresa da 1ª pesquisa Serpes não é Marconi em 1º lugar para o Senado ou Meirelles em 2º, mas Delegado Waldir com 9%, no 3º lugar
A avaliação da 1ª pesquisa Serpes sobre a corrida pela única vaga disponível ao Senado, nas eleições de outubro próximo, trouxe uma revelação que pode mudar o rumo da disputa: pelos números apresentados, ou seja: Marconi Perillo em 1º lugar com 16,6%, Henrique Meirelles em 2º com 14,1% e Delegado Waldir em 3º com 9%, fica comprovado em definitivo que Waldir, enfim, adquiriu perfil majoritário. É um cenário, leitoras e leitores, que se aproxima de um empate técnico entre os três.
Significa ainda que a cogitação de Waldir para a chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado, na vaga senatorial, tem fundamento eleitoral e solidez política, mesmo integrando ele o mesmo partido (por ora o DEM, mas na verdade o União Brasil, logo após a conclusão da fusão com o PSL prevista para daqui a 60 dias). O deputado-delegtado não pode mais ser descartado a troco de nada porque cresceu e se impôs, ao exibir uma popularidade já indicada pelas suas eleições espetaculosas em termos de número de votos para a Câmara Federal e agora pelo seu ótimo posicionamento no levantamento do Serpes.
Portanto, não foi Marconi em 1º lugar na disputa pelo Senado a grande novidade ou surpresa da pesquisa. Assombro mesmo foi o índice do Delegado Waldir, mesmo porque, no caso de Marconi, trata-se previsivelmente do recall do seu nome depois de 20 anos no palco principal da política em Goiás (e o ex-governador tem desafios difíceis para vencer a sua alta rejeição). Quanto a Waldir, o seu trabalho solitário como parlamentar e como influencer nas redes sociais acabou dando resultado – e, apesar de sozinho politicamente, sem problemas porque Henrique Meirelles, outro concorrente bem-posicionado, também não tem grupo, assim como os dois senadores eleitos em 2018 (Vanderlan Cardoso e Jorge Kajuru) não tinham.
Isolamento político, quanto a disputar o Senado, não é problema. Delegado Waldir, corretamente, tem procurado preencher essa lacuna aproximando-se intensamente do governador Ronaldo Caiado. Não há evento, nas grandes cidades, em que ele não compareça ao lado de Caiado, com direito a discurso, fotos e vídeos nos seus perfis no Instagram e no Facebook. Agora, com os números do Serpes, ele ganhou o argumento que faltava para defender a sua candidatura.