Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

18 nov

Caiado e Lula, iguais no social, podem se nivelar também no ambiental

O próximo governo de Ronaldo Caiado e o terceiro de Lula, a partir de 1º de janeiro, já definiram o combate à pobreza como prioridade absoluta – reduzir as desigualdades sociais é a principal meta abraçada pelos dois.

Surpresa: mesmo sendo Lula um político de centro esquerda e Caiado, em sua nova versão, a vitoriosa no 2º turno das eleições deste ano, reposicionado na centro-direita, com um primeiro governo que realizou os sonhos dos economistas liberais hoje se desdobrando para colocar o petista no rumo certo: responsabilidade fiscal compartilhada com resgate da dívida social, um sucesso. A receita é espetacularmente bem sucedida em Goiás.

Livre do fardo do agro, que carregou nas costas ao longo da sua trajetória de deputado federal e senador, mas conspirou contra a sua reeleição, Caiado pode agora dar mais um passo adiante e se identificar com Lula quanto a também fazer um governo climático, ambiental, comprometido com a preservação do cerrado e seus imensos pastos degradados – bioma tão importante, embora muito menor, que o amazônico.

É um passo que está em construção na intimidade do Palácio das Esmeraldas.