Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

03 dez

Como o WhatsApp ajudou na aprovação da taxação do agro

Pela primeira vez, o WhatsApp teve papel fundamental em uma articulação para a aprovação de uma matéria – polêmica – na Assembleia Legislativa: a taxação do agro.

Até agora, o aplicativo era usado para comunicação entre parlamentares e o governador Ronaldo Caiado (no passado, Marconi Perillo também fazia isso), entre eles mesmos e em certos casos através de grupos de aliados. Algo rotineiro, enfim.

Dessa vez, foi mais adiante. Nos momentos mais tensos da tramitação do projeto, o líder do governo colocava o celular na mesa, reunido com os 22 deputados fechados a favor da matéria, em canal aberto com Caiado, com o viva voz ligado. Discutiam-se as melhores alternativas e as manobras necessárias. O governador ouvia e ponderava. Cada um opinava, em resposta. Tudo em tempo real, pela primeira vez, com participação direta do governador.

Um efeito adicional é que os deputados se sentiram valorizados. Ainda mais com as manifestações de sinceridade que são características de Caiado. Uma novidade e tanto na história da Assembleia, que deve se transformar em rotina daqui para frente.