Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

31 dez

Caiado e Lula sorridentes, lado a lado: é questão de pouco tempo

Não têm sentido as dúvidas levantadas pelos jornais sobre o futuro relacionamento entre o governador Ronaldo Caiado e o presidente Lula da Silva por conta de diferenças ideológicas e partidárias. É especulação jornalística furada.

É fácil antecipar: o entrosamento será o melhor possível. Ambos são homens públicos sérios e republicanos no exercício dos seus cargos, como já demonstraram. Caiado só não irá à posse de Lula em razão da cirurgia de ponte de safena recente e sobre a qual ainda tem recomendação médica para se cuidar com mais zelo. Mas, podem apostar, estará na primeira fila da reunião com os governadores antecipada pelo petista como uma das primeiras iniciativas do seu governo.

Além disso, Caiado tem diálogo com a maioria dos luminares do novo Ministério. E até mesmo com a presidente nacional do PT Gleisi Hoffman, personagem fadada a ser uma das mais influentes da gestão Lula 3, com quem restabeleceu relações cordiais na época dos mandatos comuns na Câmara Federal e no Senado da República.

Querem mais? O União Brasil, partido do governador, estará meio que mais ou menos na base de lula, bem mais do que menos. Representantes do partido ocuparão ministérios. O senador Davi Alcolumbre, chegadíssimo ao ex-colega goiano, será uma figura decisivamente influente, tendo indicado o ex-governador do Amapá Waldez Góes para o Ministério da Integração Nacional, porta institucional de entrada para as parcerias entre Estados e União. Significa que, para Goiás, o governo federal estará 100% aberto.

Não vai demorar e as leitores e os leitores poderão conferir as fotos sorridentes de Caiado e Lula, lado a lado. É questão de pouco tempo.