Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

05 jan

Pedro Salles será a superestrela do governo Caiado 2 e isso tem significado para 2026

Já é público: o governador Ronaldo Caiado vai criar uma Secretaria de Infraestrutura, cujo titular será Pedro Sales – o advogado brasiliense de 39 anos que desfruta da mais absoluta confiança de Caiado, o acompanhou como assessor parlamentar no Congresso Nacional e veio para Goiás para cumprir missões a partir da posse do governador em 2019 e de lá para cá passou por vários órgãos, tendo a presidência da Goinfra (antiga Agetop) como o encargo mais importante.

A amplitude e a força da nova pasta serão monumentais, ao agregar como jurisdicionadas a Saneago, a Codego, a Agehab e a poderosa Goinfra, com autonomia para investir anualmente todo o dinheiro do fundo alimentado pela nova contribuição do agro, no mínimo algo em torno de R$ 1,5 bilhão, a ser totalmente aplicado na manutenção das rodovias goianas. Isso, claro, será apenas parte do milionário orçamento da Secretaria de Infraestrutura, talvez a menor.

Pedro Sales já emplacou na presidência da Goinfra o engenheiro e ex-diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) Lucas Vissoto. Logo, indicará o novo chefe da Agência Goiana de Habitação. A Codego, de menor destaque, deve continuar como está, ou seja, nas mãos de Manoel Castro de Arantes, o Fião, de Goianésia, pai do deputado Renato de Castro.

O filé é a Saneago. Atenção: se o ex-candidato derrotado ao Senado Alexandre Baldy foi nomeado para comandar a estatal, como, aliás, Pedro Sales defende abertamente (e Baldy topa), um sinal de relevância será emitido para 2026, além de todos os demais embutidos na criação e destinação da Infraestrutura. O ex-ministro é dono do PP estadual, que assim teria o papel de garantir um substrato político para o novo secretário e líder supremo do setor de obras da gestão estadual.

Em governos, qualquer um, ninguém é empoderado à toa. A sucessão de Caiado caminha para ganhar um novo aspirante.