Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

06 fev

Alô Goiás: Lula vem aí e Caiado estará de braços abertos

Nesta segunda, 6, o presidente Lula inicia uma agenda de viagens aos Estados, a começar pelo Rio de Janeiro. Na sequência visitará a Bahia e Sergipe. Entre o carnaval e meados de março, passará por Goiás, onde, desde já, o governador Ronaldo Caiado o espera de braços abertos.

Caiado e Lula estiveram juntos em duas únicas ocasiões: uma, em um debate entre os candidatos a presidente da República em 1989 e outra há poucos dias, em uma reunião e almoço em Brasília com o chefe da nação e os 27 governadores. Fora isso, não há notícias de que ambos algum dia tiveram alguma proximidade física. Acrescente-se: são mais de 30 anos em que o agora governador goiano esteve na trincheira adversária em relação ao presidente, em certos momentos com muita dureza e até agressividade de lado a lado.

O encontro em Goiás marcará uma revisão radical de postura, tanto de um, quanto de outro, agora domados pelo pesado fardo dos seus respectivos governos e consequentes obrigações republicanas. Ninguém duvida, hoje, de que Caiado e Lula se pautarão por uma convivência harmônica, já sinalizada no concílio na capital federal pela troca de elogios mútuos, embora ainda formais.

Para marcar a data da viagem ao solo goiano, Lula só depende de definir algo que possa “entregar”, seja obra, seja programa. O presidente não marcar presença em nenhum Estado de mãos vazias. O Palácio do Planalto, inclusive, já pediu ao seu congênere da Praça Cívica uma lista de sugestões, se houver. Não será difícil: qualquer coisa, mesmo pequena, servirá para gerar a motivação para um evento que não deixará de ter um quê de histórico e fadado a repercutir nacionalmente.