Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

15 fev

Urgente: Adib dispensa a Câmara e vai privatizar por decreto

O prefeito de Catalão Adib Elias retirou da Câmara Municipal o projeto autorizativo para a transferência da concessão da água e do esgoto, atualmente com a companhia municipal SAE, para a iniciativa privada. Agora, o processo será tocado mediante decreto. Segundo Adib, isso é permitido pela lei federal de 2020 que reformulou o Marco Legal do Saneamento no país e já ocorre em outros municípios.

O que aconteceu é de fácil explicação: apesar de dispor de ampla maioria no Legislativo catalano, o prefeito passou a ser chantageado por vereadores quanto ao voto a favor da matéria. Houve exigências descabidas, em especial quanto a nomeações. Adib se recusou. Diz que nunca trocou cargos por decisões favoráveis da Câmara. E que apenas quis ampliar o envolvimento da sociedade catalana com a privatização, através de um debate a ser conduzido pelo Poder. Não deu e ele resolveu ir adiante por conta própria.

Ao mesmo tempo, mais uma vitória para o prefeito. A Justiça Estadual recusou-se a dar uma liminar que poderia suspender a operação, em ação impetrada por políticos e ex-vereadores locais. Por ora, o caminho para a substituição da SAE por uma companhia particular está liberado. E Adib quer liquidar a fatura dentro de um prazo de seis a oito meses, a tempo de aproveitar os recursos arrecadados em obras em Catalão antes do fim do seu mandato.