Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

23 set

Em mais um debate secreto (ou seja: que ninguém viu), promovido pelo site Mais Goiás, candidatos oposicionistas perdem… para eles mesmos

Ninguém sabe, ninguém viu: foi realizado nesta sexta, 23, no insalubre horário da tarde, mais um debate entre candidatos ao governo de Goiás, dessa vez por conta do site Mais Goiás, com pico de audiência entre 50 e 60 internautas em alguns momentos. A ausência do governador Ronaldo Caiado, cumprindo agenda previamente delimitada esvaziou completamente o evento, a exemplo do bancado pela rádio CBN/Jornal O Popular um dia antes.

Fora Caiado, o resto compareceu. Em meio a um clima de desolação e desânimo, cada um – Gustavo Mendanha, Major Vitor Hugo, Wolmir Amado, Edigar Diniz e Cíntia Dias – disparou as habituais críticas e acusações ao governador e trataram de se engalfinhar entre si, como sempre permitindo um bom desempenho para Cíntia Dias, mais uma vez a que se salvou do desastre geral. O troca-troca de ataques entre os cinco foi a tônica, pautado por uma cavalar falta de imaginação, sem produzir uma única frase mais criativa ou inovadora ou digna de destaque, enfim.

Saíram todos derrotados. Nem o Mais Goiás investiu na repercussão do entrevero (sim, uma boa palavra para definir o que foi um autêntico convescote oposicionista). Afora postar um vídeo com a íntegra do bate-boca, o site limitou-se a publicar uma matéria curta (menos de 4 mil caracteres, que não preenchem sequer uma página de jornal tabloide como O Popular) e bastante superficial. Os candidatos perderam para si próprios, gastando à toa um precioso tempão de campanha em plena reta final para 2 de outubro. Debates eleitorais, leitoras e leitores, salvo raríssimas e honrosas exceções, estão mortos e acabados.