Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

27 jan

Fala de Caiado que define seu futuro político passou despercebida na reunião com os deputados

Atenção, leitoras e leitores: passou despercebida uma fala muito relevante do governador Ronaldo Caiado, durante o evento dedicado aos deputados estaduais eleitos, no Palácio das Esmeraldas, na quarta, 25, quando sinalizou com quase 100% de clareza para o seu futuro pessoal e político.

“Quero governar sem nenhuma pretensão de disputar com nenhum de vocês. Fiquem tranquilos: eu sou aliado de vocês. Não estou disputando mais nenhum cargo no Estado de Goiás, vocês podem ficar tranquilos”, disse de repente, literalmente, o governador, em meio ao discurso de boas-vindas e de resumo das realizações e metas do seu primeiro governo e do novo.

Não dá para ignorar.  Segundo Caiado, de viva voz, portanto, ele não será candidato a senador ou qualquer outro mandato eletivo estadual. É o que quer dizer a frase: “Não estou disputando mais nenhum cargo no Estado de Goiás”. Qual a leitura subjacente? Sim, inequivocamente está de olho na disputa pela presidência da República em 2026.

Isso bate com o que o governador vem dizendo em colóquios com os poucos políticos chegados. O Palácio do Planalto é a próxima meta, em uma eleição em que a direita democrática ou mais ou menos já tem uma fila de pretendentes – Tarcísio Freitas, Simone Tebet, Romeu Zema e Geraldo Alckmin, dentre outros. Caiado tem cacife para entrar nessa elite. Já foi candidato a presidente, em 1989. Trinta anos depois, parece sentir que está  pronto para voltar a tentar um salto dessa magnitude. Mas é uma ponte em construção e muita água vai rolar por baixo.

Vale repetir, para fixar, as palavras de Caiado: “Não estou disputando mais nenhum cargo no Estado de Goiás”. Anotem aí.