Sinal verde de Daniel Vilela apressa as articulações para o acordo Caiado-Mendanha
Para o vice-governador Daniel Vilela, nada impede uma reconciliação com o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, principalmente se regressar ao MDB. É o que próprio Daniel disse à coluna Giro, em O Popular, sendo imediatamente respondido por Mendanha ao sinalizar, no mesmo espaço jornalístico, sua total abertura para discutir o assunto e esfregar uma borracha no passado.
Tudo isso significa, leitoras e leitores, que há um movimento forte e consistente para buscar um acordo entre o governador Ronaldo Caiado e o seu principal adversário na eleição de 2022. Gente empenhada não falta. Alguns apaixonadamente, como o prefeito de Aparecida Vilmar Mariano, louco para arranjar um mote para faturar um novo mandato – no caso, a formação de uma frente eleitoral como jamais se viu antes na política aparecidense.
Caiado e Daniel ganham com o esvaziamento da oposição ao governo, inicialmente, e nas eleições de 2026, em seguida, quando o atual vice será o candidato da base. Não há dúvidas ou riscos para esses players, daí o interesse. Isso vem à tona somente quanto ao futuro de Mendanha, teoricamente com chances de outra vez a ser candidato ao Palácio das Esmeraldas já no próximo pleito estadual. Não é um caminho plano, contudo.
Tal como quando se meteu na aventura da disputa pelo governo em 2022, ele, Mendanha, continua sem um partido de peso para se filiar ou para alianças mais à frente. Igualmente, não dispõe de estrutura de mobilização fora de Aparecida. Saiu da campanha fracassada com um fardo de dívidas. Sequer conseguiu montar uma equipe para ajudá-lo a circular nos municípios e promover uma comunicação eficiente para a sua candidatura. Viver isso novamente o ex-prefeito provavelmente não deseja de jeito nenhum.
O que Mendanha tem a colher junto com Caiado e Daniel? Ingressar em um grupo poderoso, destinado a perdurar na política estadual por décadas. Retornando ao MDB, terá espaço e respaldo para percorrer o interior já no ano que vem, elegendo prefeitos, atraindo e multiplicando aliados por esse Goiás afora. E até mesmo uma posição de destaque na gestão, com chances para apresentar trabalho e ampliar a visibilidade em tom afirmativo, de realizações, por que não? A restituição da sua carreira aos trilhos, enfim.