Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

12 fev

Quem te viu, quem te vê: ex-prefeito nomeado por Caiado para a Agehab é réu em ações de improbidade, uma delas por irregularidades… na construção de casas populares

Os observadores mais argutos notaram que o governador Ronaldo Caiado não foi à posse do ex-prefeito de Bela Vista Eurípedes José do Carmo(foto), irmão do senador Luiz Carlos do Carmo (que assumiu no lugar de Caiado), na presidência da Agência Goiana de Habitação, a Agehab.

 

Pode ter sido um acaso. Mas o fato é que a designação de Eurípedes José do Carmo é duplamente constrangedora para Caiado, um político cuja autoridade moral decorre justamente da distância que sempre manteve dos escândalos e dos casos de corrupção que são a rotina da classe política brasileira. Primeiro, ele, Eurípedes, responde a pelo menos dois processos por improbidade administrativa, um dos quais exatamente por irregularidades… na construção de casas, objeto maior da Agehab. E segundo, foi nomeado muito mais por ser irmão de um senador do que por alguma competência ou especialidade técnica na área habitacional – muito pelo contrário, como se vê pelas ações que o Ministério Público propôs a seu respeito.

 

Claro, nenhum dos dois processos chegou ainda ao final, o que significa, que, teoricamente, Eurípedes José do Carmo pode ser inocente – e assim deve ser presumido, por força das regras do Estado de Direito. Mas, na política, existe uma regra muito pragmática: tudo o que precisa ser explicado pega mal. Ainda mais judicialmente. E, em se tratando de Caiado, com muito mais peso e importância. Quem te viu, quem te vê..