Candidatura de Daniel Vilela a governador está ilhada politicamente, mas pesquisas mostrando que ele está à frente de Zé Eliton, ainda que por poucos décimos, dão fôlego extra
Não há dúvidas de que a candidatura a governador de Daniel Vilela está ilhada politicamente, com a forte debandada das bases do MDB atraídas pela força do nome do senador Ronaldo Caiado e ainda diante das dificuldades colocadas para conseguir aliados e montar as chapas majoritária e proporcional.
Mas também é preciso reconhecer que o jovem deputado tem sido beneficiado pelo fôlego extra infundido pelas pesquisas: a última, do Grupom, publicada pelo Diário da Manhã, traz Daniel em 2º lugar, poucos décimos à frente do governador Zé Eliton, porém… à frente.
Esse desempenho, vindo de um candidato praticamente sem agenda de eventos e que pouco tem circulado pelas pequenas e grandes cidades do Estado, ao contrário de Eliton e de Caiado, é realmente surpreendente e esvazia qualquer articulação pela retirada da sua postulação e incorporação a outros projetos.
Não há como tirar uma conclusão diferente: as pesquisas mostram que Daniel Vilela tem, sim, potencial para disputar o governo do Estado.