Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

16 maio

Vídeo batiza Zé Eliton como “Zé Destemido”. Ministério Público Federal pede na Justiça a retirada do ar, sob a acusação de configurar campanha eleitoral extemporânea. Se for, é negativa

 

 

Um vídeo de 8 segundos, postado há tempos no perfil do governador Zé Eliton no Instagram, foi alvo de um pedido judicial de retirada do ar, patrocinado pelo Ministério Público Federal, sob a acusação de promover campanha política antecipada. (Veja acima).

 

No vídeo, um locutor OFF acompanha a exibição na tela dos cognomes atribuídos pelos marqueteiros ao candidato: “Zé Amigo, Zé Destemido, Zé Trabalhador”. E finaliza: “Zé Governador”.

 

Na minha visão, o vídeo é tosco, mas o MPF o considerou sofisticado, assim entendendo os efeitos de computação gráfica, sonorização e até mesmo a adjetivação. Mesmo assim, não me parece campanha eleitoral extemporânea. Se fosse, seria campanha negativa…

 

Atualização: O Tribunal Regional Eleitoral acabou de rejeitar o pedido do MPF para retirar o vídeo do ar. Segundo o juiz Juliano Taveira Bernardes, o conteúdo não caracteriza propaganda eleitoral antecipada porque não houve pedido de voto.