Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

17 maio

Aprovação do Governo Marconi, de 43,8% na pesquisa Grupom/Diário da Manhã, essa, sim, é real e provavelmente se refletiu na expectativa de que o seu vice Zé Eliton fará uma boa gestão

A questão que o Instituto Grupom apresentou aos seus 861 entrevistados, em 41 municípios, sobre a aprovação do Governo Marconi Perillo, recém-encerrado, foi bem diferente da que foi feita em relação ao Governo José Eliton, na pesquisa publicada nesta semana pelo Diário da Manhã.

 

Sobre Marconi,  o Grupom perguntou diretamente sobre a qualidade da gestão dele. E 43,8% responderam que foi boa e ótima, um índice respeitável, quase o dobro do que Marconi obteve no último levantamento realizado pelo Serpes e publicado em O Popular – embora, por uma questão de metodologia, não seja aconselhável comparar linearmente pesquisas realizadas por institutos diferentes.

 

Já a propósito de Zé Eliton, a pergunta do Grupom foi no sentido de estabelecer expectativas sobre a qualidade do governo que ele FARÁ.

 

Por isso, não tem sentido comemorar destrambelhadamente meras expectativas, como fazem nesta quinta-feira o próprio governador atual quanto seu grupo mais próximo, transformando o índice de 49,9% de bom e ótimo quanto ao que pode vir no futuro em uma aprovação para o presente. Mais ainda: se existe a esperança de que Zé Eliton FARÁ um bom e ótimo governo, esse sentimento, por enquanto, só pode ser entendido e explicado como consequência direta da boa e ótima avaliação obtida por Marconi. É o que deveria estar sendo comemorado.