Zé Eliton diz ao Diário da Manhã que “ficamos felizes” com aprovação… que não houve: pesquisa Grupom/DM apenas mostrou que a expectativa de que ele fará uma boa gestão é de 49%
Uma tremenda trapalhada permeia as manchetes do Diário da Manhã nesta quinta-feira: além de afirmar em manchete na 1ª página que o Governo José Eliton tem aprovação de 49,9%, segundo uma pesquisa do Instituto Grupom, o jornal ouviu o próprio governador e estampa outra manchete, em página interna, em que ele afirma que “ficamos felizes com o reconhecimento ao esforço que estamos fazendo”.
Atenção, leitor: a pesquisa do Grupom não fez nenhuma avaliação sobre a aprovação do Governo José Eliton. Aos eleitores, foi apresentada apenas a seguinte pergunta: “José Eliton tomou posse como governador do Estado de Goiás no mês de abril. Na sua opinião, ele fará um governo: péssimo, ruim, bom, ótimo ou regular?”, conforme informado pelo próprio jornal.
A essa questão, 49,9% dos entrevistados responderam acreditar que Zé Eliton FARÁ um governo bom e ótimo.
Isso não tem nada a ver com aprovação e sim com expectativas. O Instituto Grupo agiu corretamente, presumindo que, com apenas um mês e poucos dias de administração, ainda não estaria formada na cabeça dos goianos uma avaliação correta sobre a atual gestão estadual. Por isso, preferiu perguntar sobre o que pode vir a ser essa gestão.
Daí, a transformar esse índice de 49,9% em aprovação e, pior ainda, comemorar, não parece ser uma atitude recomendável.