Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

22 maio

Apesar do frio, segunda-feira teve clima quente em Catalão, Ipameri e Morrinhos, com o encontro cara a cara de Zé Eliton, Caiado e Adib para lançar e inspecionar obras federais

A visita do ministro da Educação Rossieli Soares para lançar e inspecionar obras federais em Catalão, Ipameri e Morrinhos, nesta segunda, esquentou o clima político na região, apesar do frio que fez os termômetros pelo menos em Catalão baterem nos 8 graus.

 

Ronaldo Caiado e Wilder Morais apareceram para acompanhar o ministro (Caiado só não foi a Morrinhos). O governador Zé Eliton também. Lúcia Vânia estava lá, mas, como seu arqui-rival Demóstenes Tores não compareceu, viveu momentos mais amenos.

 

Caiado e Wilder, senadores, cargo mais importante da hierarquia parlamentar de Brasília, acabaram alvo das mesuras do ministro Rossieli Soares, que atribuiu exclusivamente aos dois as articulações e aprovação do projeto que instituiu a Universidade Federal de Catalão – as declarações acabaram se transformando em manchete de jornal. Foi um exagero do dr. Rossieli Soares, um obscuro personagem do governo Michel Temer, sem nenhum brilho (foi ex-secretário da Educação do Amazonas e ocupou cargos na burocracia do MEC). A criação da universidade de Catalão contou com o apoio de muitos outros políticos, entre eles o ex-governador Marconi Perillo e até mesmo o deputado federal Daniel Vilela.

 

Os momentos em que Zé Eliton, Caiado e Wilder passaram juntos foram tensos. Eles mantiveram distância respeitosamente e submeteram-se a cumprimentos muito rápidos e secos. Os senadores, espertamente, tomaram conta dos eventos, aproveitando bem a atenção total que o ministro dedicou a eles. Zé Eliton, praticamente sozinho, refugiou-se na companhia do deputado federal Thiago Peixoto e do seu chefe da Casa Civil João Furtado. Não mereceu destaque nenhum e deve ter voltado para Goiânia chateado, tanto que sua assessoria só replicou o evento em Morrinhos, relacionado com um campus dos IFs.

 

Nas redes sociais, Caiado e Wilder fizeram uma forte divulgação. Mostrando que não gostou da agenda, Zé Eliton foi simplesmente discreto.