Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

05 jun

Estrategistas de Zé Eliton querem reforçar ações em Goiânia, “onde a base governista não tem bom histórico eleitoral”. Tucanos só ganharam na capital em 1998, daí para cá foi uma derrota atrás da outra

Há poucos dias, a coluna Giro, em O Popular, noticiou que o QG do governador Zé Eliton avaliava que “é importante reforçar ações em Goiânia, onde a base governista não tem bom histórico eleitoral”.

 

Não, não é importante, é muito mais do que isso. A única eleição que a atual base governista ganhou em Goiânia foi a de 1998, quando Marconi Perillo disputou pela primeira vez e venceu Iris Rezende.

 

Daí para cá, foi um histórico exclusivamente de derrotas, seja nas eleições para governador, seja para prefeito. A dura verdade é que a base governista tucana sempre foi rejeitada pelos goianienses. Eles tentam amenizar essa trajetória negativa alegando que existe um sentimento oposicionista em Goiânia, que sempre fica eleitoralmente contra o governo, qualquer governo.

 

Portanto, digamos que o QG de Zé Eliton acordou para uma realidade na qual deveria estar ligado desde sempre. E, pelo quadro mostrado nas últimas pesquisas, pode enfiar a viola no saco: vem aí outra derrota. Resta saber se será acachapante ou não.