Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

05 jun

Resultado do 1º turno da eleição no Tocantins, com vitória do atual governador, anima o grupo palaciano em Goiás, que acredita firmemente que a posse da máquina garante candidatura de Zé Eliton

O resultado da eleição no Tocantins, com o 1º turno sendo vencido pelo governador Mauro Carlesse, comprovaria a tese do grupo mais íntimo de Zé Eliton, que alimenta firmemente a crença de que o controle da máquina pública quase que automaticamente levará a um desfecho positivo em outubro próximo.

 

É o que se ouviu nesta segunda-feira em círculos próximos ao Palácio das Esmeraldas. Sem exageros, pode-se dizer que o clima é de euforia, depois de um período de baixo astral provocado pela última pesquisa Grupom/Diário da Manhã, em que Zé Eliton apareceu em 3º lugar, atrás de Daniel Vilela e muito distante do líder, Ronaldo Caiado, que detém 61% das intenções de votos válidos.

 

O fato de já ser governador, para a roda de assessores e para o próprio Zé Eliton, parece ser uma espécie de garantia ou de seguro contra qualquer revés. Por esse raciocínio, Zé Eliton vai ganhar porque tem o apoio da máquina governamental e o fato do atual governador do Tocantins ter se sagrado vencedor do 1º turno seria mais uma confirmação para essa certeza.