Respostas de Zé Eliton a perguntas polêmicas como o casamento gay, no questionário de O Popular, arrepiam evangélicos e podem esvaziar ainda mais o apoio à sua candidatura nesses segmentos
Respostas do governador Zé Eliton a perguntas sobre casamento gay, descriminalização das drogas, legalização do aborto, educação sexual nas escolas e outros temas polêmicos arrepiaram os segmentos evangélicos, que já são refratários à sua candidatura e hoje pendem para o senador Ronaldo Caiado.
Diante do questionário de O Popular(ilustrado pelo desenho acima) o governador, na verdade, posicionou-se como qualquer pessoa esclarecida, de um modo geral a favor de que cada um decida sobre a sua vida. Mas é notório que as igrejas evangélicas são muito conservadoras e não aceitam, por exemplo, em hipótese alguma, a legalização do aborto ou o casamento gay – que Zé Eliton defendeu.
Já existe hoje uma aproximação desses segmentos com o senador Ronaldo Caiado, que será apoiado, por exemplo, pelas Assembleias de Deus (mesmo porque um de seus membros, o ex-deputado Luiz Carlos do Carmo, é suplente de Caiado e assumirá no Senado em caso de vitória do democrata). Com o questionário, que todos os demais postulantes ao governo conseguiram responder sem incomodar os evangélicos, Zé Eliton pode ter sido sincero, o que é uma virtude, mas foi inábil, o que pode ajudar seus adversários.