Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

19 jun

Caiado, Daniel e Zé Eliton não se mexem nas pesquisas porque a única campanha que fazem é participar de eventos e postar fotos nas redes sociais e isso tem muito pouca abrangência

Desde o início do ano que Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Zé Eliton mantêm as mesmas posições nas pesquisas, com variações ínfimas.

 

Caiado segue firme em 1º lugar, entre 38 a 41%. Daniel em 2º lugar, com 6 a 10%, alternando-se à vezes com Zé Eliton, o 3º colocado, com 6 a 9%.

 

Por que esses percentuais não se movem?

 

A explicação parece simples: basicamente, a campanha que fazem é participar de eventos e postar fotos nas redes sociais. Dos três, Caiado é o que mais tem seguidores, mas Daniel e Zé Eliton também não ficam muito atrás. Entretanto, esses seguidores não são ativos: fotos de Caiado, no Instagram, chegam a no máximo 3.000 curtidas. Daniel e José Eliton, no máximo 400 curtidas.

 

Quanto aos eventos, é fácil perceber pelas fotos que envolvem plateias reduzidas, entre 100 a 300 pessoas. Quando aparece um público superior a 500 pessoas, é exceção.

 

Esses números, diante da grandeza dos 4 milhões 400 mil eleitores registrados em Goiás, representam quase nada. A maioria absoluta do eleitorado não está sendo alcançada pelos três principais candidatos. Não é exagero concluir que estão pregando no deserto.