Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

20 jun

Alcides venceu em 2006 porque enfrentou uma oposição fraca e desmotivada, com um candidato sem agressividade. Mas a sua principal virtude foi não se apresentar como continuador de Marconi

Alcides Rodrigues venceu em 2010 por vários fatores. Ele enfrentou uma oposição recuada, desmotivada, cujo principal candidato sempre se notabilizou pela falta de agressividade eleitoral – Maguito Vilela. Não tinha um antagonista como Ronaldo Caiado, osso duro de roer. Aliás, Caiado, mesmo brigado com Marconi, apoiou Alcides discretamente.

 

Mas o vice que virou governador tinha suas próprias virtudes. Uma delas foi não se deixar vender como reles continuador de Marconi. É sabido que Marconi não o queria na cabeça de chapa. Alcides comunicou que seria candidato pelo seu próprio partido, o PP, quisesse Marconi ou não. Marconi, que não queria, acabou querendo. Não tinha saída. Engoliu a casca e o caroço.

 

Claro que Alcides já tinha experiência eleitoral. Foi prefeito, foi deputado. Palmilhou os caminhos pedregosos da oposição. E isso contou a favor da sua vitória.(Helvécio Cardoso, jornalista)