Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

25 jun

Marketing do governo Zé Eliton quer fazer crer que uso de taxis por servidores estaduais levou a economia de 36% nas despesas de transporte. É preciso apresentar a comprovação

Em suas redes sociais o governador Zé Eliton comemorou uma redução de 36%(imagem acima do stories do Instagram de Sua Excelência) nas despesas de transporte dos funcionários estaduais em Goiânia, por conta do programa Go Taxi – através do qual taxistas atendem via aplicativo de celular aos deslocamentos dos servidores estaduais em serviço, substituindo a frota do Estado.

 

Não acredite, leitor.

 

Essa redução de 36% foi anunciada sem nenhuma comprovação. Não à toa, a desarvorada equipe de comunicação de Zé Eliton escolheu o domingo para dar a notícia, quando a oposição está descansando ou fazendo eventos no interior e a repercussão crítica, digamos assim, é menor. No lançamento do Go Taxi, o governo chutou que o programa proporcionaria uma economia de R$ 20 milhões anuais, mas nunca apresentou nenhuma comprovação, nenhum dado, nenhum levantamento, nenhum dado objetivo, nada, enfim.

 

Além disso, a verdade é que o governo do Estado nunca teve e continua não tendo controle sobre as suas despesas com os carros que transportam seus funcionários, espalhados por dezenas e dezenas de órgãos públicos, a maioria terceirizados através de contratos de valor fechado.

 

Pode até ser que o Go Taxi proporcione (ou não) alguma economia. Mas falar em exatos 36% de redução, sem demonstrar cabalmente como e onde isso aconteceu, é marketing que desrespeita a inteligência dos goianos.