Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

13 jul

Defecção do PROS e Lincoln Tejota na vice de Caiado abalam a credibilidade de Marconi dentro da base governista , que espera por uma reação comandada por ele que ainda não veio e nem se sabe se virá

A credibilidade do ex-governador Marconi Perillo como maior liderança da base governista e, portanto, seu coordenador político maior, foi seriamente abalada pela defecção do PROS e a subsequente ascensão do deputado Lincoln Tejota à vice-governadoria na chapa de Ronaldo caiado.

 

Uma liderança como Marconi, ás absoluto da política estadual, não sabia de nada. Estava em São Paulo, cuidando dos interesses da candidatura presidencial de Geraldo Alckmin, quando foi alcançado por um telefonema de Tejota, simplesmente comunicando a decisão em caráter definitivo, sem hipótese de volta.

 

Hoje, aliados perguntam-se sobre o que tem se passado com Marconi. Há relatos não confirmados de desentendimentos entre ele e Zé Eliton e de divergências entre eles a propósito do encaminhamento da campanha e das negociações com os partidos, situações que teriam levado o ex-governador a cruzar os braços e pagar para ver onde tudo vai parar. Mas o fato é que, se afastou-se propositalmente ou se perdeu o élan, Marconi, como demonstrado no episódio Tejota, não mostra mais o mesmo pique de outras campanhas, quando articulava de maneira avassaladora, sempre com a iniciativa na mão, e deixava os adversários acuados e sem alternativas.

 

Este blog tem repetido: seja qual for o motivo, Marconi não é mais o mesmo.