Base governista está desconcertada, sob impacto da defecção do PROs e de Tejota na vice de Caiado. Zé Eliton e Marconi estão mostrando não saber o que fazer, enquanto outros partidos ameaçam sair
O governador Zé Eliton e o ex Marconi Perillo perderam o controle da base governista, a partir do impacto da defecção do PROS e da ascensão de Lincoln Tejota a vice de Ronaldo Caiado, sem falar na iminência de aliança do PP com o MDB, para apoiar a candidatura de Daniel Vilela.
Os dois parecem não saber o que fazer. Em uma manobra bisonha, chamaram ao Palácio cinco partidos – PSD, PTB, PRB, PR e Solidariedade –, na tentativa de produzir um nome de consenso para ocupar a vaga de vice na chapa de Zé Eliton. O PRB desprezou o convite e não apareceu. Os quatro restantes, que na verdade estavam tentando se articular para uma ação conjunta, mas ainda não chegaram a esse ponto, não entraram em acordo – e, pior ainda, segundo revela um dos participantes do encontro, ficaram impressionados com a falta de rumo mostrada por Marconi e Zé Eliton.
No momento, a chapa governista não tem um nome forte para a vice nem um arranjo político que permita produzir esse nome. O ambiente é ruim e o clima é de depressão.