Calendário das pesquisas: agora que o levantamento do Grupom foi publicado, com números negativos para Zé Eliton, deve sair a pesquisa do Directa, para tentar compensar o estrago
Saiu nesta quarta-feira no Diário da Manhã a nova pesquisa do Grupom, mostrando o quadro eleitoral congelado em Goiás, ou seja, com Ronaldo Caiado na liderança, bem à frente de Zé Eliton e Daniel Vilela, empatados em 2º lugar, mesmo cenário evidenciado na maioria dos levantamentos publicados nos últimos três meses.
De todos os candidatos, quem mais precisa do oxigênio dos bons números nas pesquisas é Zé Eliton, que enfrenta defecções na sua base de apoio e a incredulidade de muitos aliados em relação às suas possibilidades. Por isso, espera-se para esta quinta, no jornal O Hoje, a pesquisa do instituto Directa, pronta há vários dias, mas guardada para ser publicada após o levantamento do Grupom, na tentativa de minimizar o seu efeito negativo para o candidato tucano (que já era esperado). Na última avaliação do Directa, um mês atrás, Zé Eliton estava como sempre sonhou, com 24,1% das intenções de voto, índice que nenhuma outra pesquisa sequer arranhou até hoje.
Em artigo no Diário da Manhã, nesta quarta, o dono do Directa, Walter Brito, defendeu a credibilidade das pesquisas do seu instituto.