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José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

22 jul

Com a chapa pronta, entre erros e acertos, Caiado enfrenta agora o desafio de sair do amadorismo e da improvisação e profissionalizar a sua campanha para não tropeçar na reta final

Entre erros e acertos, o fato é que o senador Ronaldo Caiado fechou a composição da sua chapa, na qual só restam em aberto as suplências de senador, e agora enfrenta o desafio de sair do amadorismo e da improvisação e profissionalizar a sua campanha para não tropeçar na reta final.

 

Caiado fechou a chapa mais cedo que o esperado e isso foi bom, por um lado, e ruim por outro. Bom porque encerrou com as especulações que, por exemplo, hoje estão abalando a base governista, que prossegue com a sua chapa indefinida e vê os partidos tidos como aliados ameaçando sair fora. Ruim porque Caiado ficou sem espaço para novas composições, como por exemplo a oportunidade que surgiu com Vilmar Rocha, pelo PSD, e Vanderlan Cardoso, pelo PP, interessados vagas para se candidatar ao Senado – em negociações no momento com o MDB de Daniel Vilela, que, se bem sucedidas, podem provocar uma reviravolta nas expectativas para as próximas eleições.

 

O que a campanha de Caiado tem de positivo é a agenda. O candidato movimenta-se dia e noite, sempre em eventos lotados, como o de sábado último em Catalão. A agenda caiadista põe no chinelo as de Zé Eliton e Daniel Vilela. Mas o amadorismo e a improvisação estão falando alto nos discursos, nitidamente inventados na hora e carregados de violência verbal, como o de Kajuru, que chamou Marconi Perillo de “ratão” 30 vezes no encontro catalano, ou sem qualquer conteúdo e até nocivo para a campanha, como o de Lincoln Tejota, que abriu sua fala – fraquíssima – em Catalão afirmando que ouviu dizer que Caiado não gostava de jovens, mas que a sua presença na vice indicava o contrário (nunca, em parte alguma, foi sequer cogitado que Caiado não gostaria de jovens, mas o assunto agora está posto).

 

Por último, as escolhas para o marketing do democrata para a televisão parecem ser pura aventura. Não é verdade que a Propeg, da Bahia, uma agência altamente qualificada, vai fazer a campanha. Na verdade, foi contratado um grupo de supostos profissionais que já trabalhou na Propeg e atuou recentemente no CarnáBahia e, por isso, foi recomendado a Caiado por ACM Neto. Olha só, leitor: a campanha do candidato que está em 1º lugar nas pesquisas vai seguir o padrão do carnaval de Salvador…