Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

24 jul

Reunião do secretariado, para ouvir palestra de advogado sobre regras eleitorais, confirma o perfil apolítico de Zé Eliton – origem das dificuldades que enfrenta para consolidar sua candidatura

A última reunião do secretariado, nesta segunda-feira, foi mais uma confirmação do perfil apolítico do governador Zé Eliton – que está na origem das dificuldades que ele enfrenta para consolidar a sua candidatura, ameaçada pela defecção de partidos que tradicionalmente integravam a base governista e hoje articulam abertamente com adversários como Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.

 

Um advogado de renome nacional – José Eduardo Alckmin – foi a estrela do encontro, convidado para proferir palestra sobre os limites que a legislação eleitoral impõem aos membros de governo e às suas ações. Em resumo, o secretariado teve a sua atenção chamada para os aspectos jurídicos da campanha já em andamento e não para o seu escopo político-eleitoral, que é o que importa em qualquer eleição.

 

A diferença: há poucos dias, o prefeito Iris Rezende reuniu sua equipe de auxiliares para pedir que todos se empenhassem na campanha de Daniel Vilela, com ressalva para que fizessem isso fora do horário de expediente e sem usar recursos da Prefeitura de Goiânia.

 

Para Zé Eliton, a eleição é uma questão legal. Para Iris, é pura política. Detalhe importante: Zé Eliton promoveu o encontro com a sua equipe no Palácio das Esmeraldas, Iris no escritório político de Daniel no setor Bueno.