Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

01 ago

Anápolis faz 111 anos sem ter o que comemorar: cidade está em decadência, há mais de 10 anos sem receber uma única indústria nova e empurrada por Aparecida para o 3º lugar no ranking do PIB municipal

O governador Zé Eliton foi nesta terça-feira a Anápolis, para “comemorar” os 111 anos da cidade ao lado do prefeito Roberto Naves.

 

Quanto aos anapolinos, estes não têm nada a comemorar. Com a economia em decadência, Anápolis já foi superada por Aparecida e hoje não ocupa mais o 2º lugar no ranking do PIB dos municípios goianos: caiu para o 3º lugar, sem chances de recuperação, já que há mais de 10 anos não recebe uma grande indústria ou um investimento empresarial de peso (informação do próprio prefeito Roberto Naves). Aparecida, enquanto isso, recebe novos empreendimentos a cada semana e já soma nove polos industriais.

 

Em um período de cinco anos, o PIB de Aparecida cresceu 100%, enquanto o de Anápolis entrou em estagnação, aumentando, no mesmo período, apenas 15%. Na apuração relativa a 2015, as duas cidades já estavam empatadas, sendo fácil estimar que, de lá para cá, Aparecida disparou na frente.

 

Não adiantam nada as entrevistas repletas de palavras grandiloquentes que Zé Eliton e Roberto Naves deram durante as “comemorações” do aniversário. Anápolis é passado.