Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

01 ago

PP sai indefinido de reunião com Baldy, Vanderlan, deputados, prefeitos e candidatos , mas com tendência pró-Daniel Vilela, para atender as pressões de Brasília e viabilizar a eleição de 4 deputados federais

O presidente estadual do PP Alexandre Baldy reuniu na noite desta terça-feira, em Goiânia, os deputados federais, prefeitos e candidatos do partido nas próximas eleições, especialmente o empresário Vanderlan Cardoso – que almeja disputar o Senado depois de aparecer bem situado na pesquisas.

 

Não houve definição, que foi adiada para o próximo domingo, 5, prazo fatal para a realização das convenções. Mas um pepista que esteve na reunião revelou a este blog que ficou clara a preferência de Baldy, Vanderlan, prof. Alcides Rodrigues e Adriano Avelar (estes candidatos à Câmara Federal) pela coligação com o MDB. Os três deputados federais – Roberto Balestra, Sandes Jr. e Heuler Cruvinel – e a maioria dos prefeitos disseram ser a favor da permanência da sigla na base governista.

 

Baldy não abriu o jogo com clareza sobre a sua posição, mas repetiu incessantemente que está sendo pressionado pelo presidente Michel Temer e pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, para fechar com Daniel Vilela. Adriano Avelar e Prof. Alcides reafirmaram que, na chapa proporcional do MDB, o PP tem chances de fazer quatro federais, enquanto que, na chapa de Zé Eliton, faria apenas dois, apenas sendo usado para fornecer quociente eleitoral para garantir a eleição dos candidatos governistas mais fortes. Dos atuais parlamentares, Heuler Cruvinel foi o que mais insistiu no apoio a Zé Eliton, lembrando que pode ser indicado candidato a vice-governador do tucano. Vanderlan Cardoso avaliou como fortíssimas as suas chances de se eleger ao Senado, diante das últimas pesquisas, anotando sempre que só há vaga disponível na chapa de Daniel Vilela.

 

A expectativa, após a reunião, é que o PP se defina mesmo pela coligação com o MDB.