Sai a pesquisa do instituto Exata, no site da Tribuna do Planalto, e é o que se esperava: nela, Zé Eliton subiu e já está com 18,1%, enquanto Caiado e Daniel caem em média 1 ponto cada
A pesquisa do instituto Exata, uma das duas (a outra é a do instituto Directa) que costumam ter a sua divulgação calibrada pelos estrategistas palacianos para o dia seguinte após a publicação de levantamentos como os do instituto Diagnóstico (que saiu segunda-feira, 5, no Diário da Manhã, trazendo Zé Eliton estagnado e empatado em 2º lugar com Daniel Vilela), está lançada nesta terça, 7, no site da Tribuna do Planalto – e não no jornal O Hoje..
Zé Eliton, segundo os números do Exata, foi o único candidato a mostrar crescimento, tendo saído de 14,69% na pesquisa anterior para 18,1% agora. Como se vê, o governador, pelo menos no relatório do Exata, é um fenômeno eleitoral.
Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, coitados, caíram. Pouco, mas caíram. O democrata desceu de 34,5 para 34,8%. O emedebista, de 8,75 para 7,7%.
Com esse resultado, o ranking de credibilidade das pesquisas, conforme a opinião deste blog, continua estável. Veja a classificação:
Serpes: credibilidade alta.
Grupom: credibilidade alta.
Diagnóstico: credibilidade em alta.
Ibope: credibilidade média.
Real Time: credibilidade em baixa.
Exata: credibilidade baixa.
Directa: credibilidade baixíssima